Feliz Ano do Coelho!

Na astrologia chinesa, o dia de Ano Novo é definido pelo calendário chinês, um calendário luni-solar, ou seja, um calendário baseado nas fases da lua e nos movimentos do sol.
Desta forma, o Ano Novo chinês começa na segunda lua nova após o Solstício de Inverno. Este ano, o Ano Novo chinês celebra-se hoje, dia 22 de Janeiro.
- Tradição
Existe o ritual de limpar as casas nas vésperas do Ano Novo, para afastar qualquer má sorte e abrir espaço para a boa sorte entrar.
As ruas são enfeitadas com luzes e decorações vermelhas. As janelas e as portas são decoradas com faixas, lanternas e objectos que remetem à prosperidade.
As famílias reúnem-se para jantar no Ano Novo. Existe a tradição de dar envelopes vermelhos com dinheiro lá dentro, oferta genericamente feita dos mais velhos para os mais novos que deverão retribuir com votos de felicidade, saúde e boa sorte, antes de aceitarem os envelopes. Os envelopes deverão ser mantidos fechados por baixo da almofada durante 7 dias após o Ano Novo.
Para além dos envelopes vermelhos, também há a tradição de trocar alguns presentes.
A cor vermelha é preponderante no Novo Ano Chinês, nas decorações, nos presentes e nas roupas, porque os chineses acreditam que o vermelho afugenta os espíritos malignos e a má sorte.
- Zodíaco chinês – a lenda
O zodíaco chinês é formado por 12 signos e cada animal pode ser influenciado por um elemento.
Segundo a lenda, os animais da criação foram convocados por Buda para uma reunião. Entretanto, como apenas 12 atenderam ao seu pedido, esses seres foram honrados tornando-se símbolos da astrologia chinesa e passaram a representar os anos do calendário.
A posição dos 12 animais, diz a lenda, foi definida de acordo com a ordem do encontro com Buda. São eles: rato, boi, tigre, coelho, dragão, cobra, cavalo, cabra, macaco, galo, cão e porco.
- 2023 – Energia do Ano
Segundo a astrologia chinesa, cada ano lunar é regido por um animal do zodíaco chinês e influenciado por um dos 5 elementos fundamentais do Universo (água, madeira, fogo, metal e terra).
Este ano de 2023, é o ano do Coelho, influenciado pelo elemento água. Por isso, diz-se que será um ano do Coelho de Água.
Energia, destreza, longevidade, sorte, esperança e prosperidade, estes são os principais significados associados ao coelho. O Elemento Água acresce emotividade, que já faz parte da personalidade do Coelho, pondo-a em ênfase.
- Quais as características predominantes do Coelho?
Com algumas semelhanças com o signo Peixes do Zodíaco ocidental, o Coelho tem uma forte conexão ao mundo espiritual, é muito criativo, sonhador e até visionário. Viaja facilmente para o seu mundo encantado e parece estar perdido nos seus pensamentos. É, ainda assim, extremamente ágil a nível mental, sendo movido pela sua insaciável curiosidade. Consegue ter a determinação e o sentido prático necessários para tomar decisões acertadas, mesmo que isso lhe crie o conflito interior de escolher entre a emoção e a razão. A intuição apurada do Coelho ajuda-o a perceber qual é o caminho a seguir.
Os nativos deste signo têm muitas vezes uma religiosidade forte, seja qual for o seu credo, e crêem que há muito mais além daquilo que os olhos vêem.
- Como agir num ano de Coelho
Num ano regido pelo Coelho, somos convidados a assumir uma postura mais desapegada das coisas mundanas, a questionarmos aquilo que temos à nossa frente e a procurarmos ver as pessoas e as situações de uma forma mais profunda e completa.
O Coelho tende a ser tímido, inseguro e reservado, faltando-lhe muitas vezes a confiança em si próprio de que precisa para expressar as suas ideias e aquilo que vai na sua mente, sempre tão rica e fértil em ideias. Por isso, em 2023 será necessário desenvolvermos a autoconfiança e explorarmos os inúmeros recursos que a nossa mente nos oferece, para que possamos encontrar soluções e superar os desafios.
A fertilidade é, também, um tema em destaque num ano regido pelo Coelho, pela analogia com o animal que dá nome ao signo, o que favorece aqueles que têm o desejo de ter um filho.
- Cuidados a ter num ano de Coelho
Um ano regido pelo Coelho tende a ser instável, trazendo ao nosso encontro percalços e acontecimentos imprevisíveis.
E, em especial, num ano de Coelho de Água, as emoções podem facilmente sair de controlo, mas são também um poderoso recurso para que consigamos fazer as escolhas certas. Saber ouvir o nosso coração mostra-nos qual é a verdade que nos pertence e ajuda-nos a redirecionar a nossa vida para que ela siga o curso que é melhor para nós.
Que saibamos todos aproveitar a energia do Coelho de Água e ter um feliz 2023!
Equipa Espaço S


