INÍCIO
OPORTUNIDADES
BLOG
EVENTOS
FAQ
QUEM SOMOS
MENU
Envios  GRÁTIS para compras superiores a 35€ Continente - 45€ Ilhas PT- VER MAIS
EnglishFrançaisDeutschPortuguêsEspañol
 0,00

Carrinho

Compra segura
Logo Horizontal

Deixar de fumar: uma decisão cheia de benefícios e de saúde!

Como forma de assinalarmos o Dia Nacional do Não Fumador, que é comemorado hoje, dia 17 de Novembro, decidimos escrever um artigo para incentivar a decisão de deixar de fumar.

Não vimos trazer-lhe nenhuma novidade, no que toca aos malefícios do tabaco: o tabagismo tem um impacto muito significativo na saúde geral dos fumadores, aumentando-lhes o risco de inúmeras doenças (algumas delas muito graves), como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), vários tipos de cancro e doenças vasculares. Além disso, afecta também a saúde oral, a saúde ocular, o sistema imunitário e a fertilidade.

Porém, se é fumador e decidir deixar de fumar, ainda vai recuperar imensas condições de saúde! Por isso, nunca é demais recordar os inúmeros benefícios para quem deixa de fumar! Leia atentamente e motive-se para a decisão certa! A sua saúde, os seus pulmões e o seu coração vão agradecer-lhe!

Bastam 20 minutos sem fumar para que o seu organismo comece a recuperar: a pressão arterial e a frequência cardíaca voltam ao normal.

E para as futuras mamãs, por exemplo, o risco de vir a ter um bebé com baixo peso regressa ao normal se deixar de fumar antes de engravidar ou durante o primeiro trimestre de gravidez!

Se ainda não está convencido/a, vamos indicar-lhe todas as mais-valias, para que se inspire e possa começar hoje a tomar a decisão que vai melhorar a sua vida!

  • Após 20 minutos: A pressão arterial e a frequência cardíaca voltam ao normal, e a circulação sanguínea começa a melhorar, aumentando a temperatura dos pés e das mãos, gradualmente.

  • Após 8 horas: O corpo já eliminou metade da nicotina e do monóxido de carbono no sangue. O oxigénio para o cérebro e músculos é mais abundante. À medida que os níveis dos químicos do cigarro desaparecem, os níveis de oxigénio voltam ao normal.

  • Após 12 horas: Os níveis de monóxido de carbono no sangue voltam ao normal. O seu coração agradece o alívio!

  • Após 24 horas: Uma pessoa que fume um maço por dia tem o dobro da probabilidade de ter um ataque cardíaco do que um não fumador. Ao passar apenas um dia sem fumar acabou de reduzir esse risco!

  • Após 48 horas: As terminações nervosas do seu palato e do cheiro começaram a sarar e os seus sentidos estão mais activos. Os seus pulmões começam a expelir secreções. Pode até começar a tossir mais, mas é uma reacção normal do corpo e não durará muito mais do que um dia. Deixou de ter nicotina no sangue!

  • Após 3 dias: Os seus pulmões começam a recuperar à medida que os brônquios começam a relaxar. Mantenha-se firme na sua decisão de deixar de fumar e este processo ainda vai melhorar!

  • Entre 2 semanas a 3 meses: Respira melhor e sente-se com mais energia para a prática desportiva, a circulação sanguínea melhora, o risco de enfarte do miocárdio diminui, o olfato e o paladar melhoram e os doentes diabéticos passam a controlar melhor a sua doença.

  • Entre 3 a 9 meses: Aumento gradual do bem-estar geral, acompanhado de mais vitalidade. A respiração torna-se ainda mais fácil (consegue inspirar mais profundamente e de modo mais “límpido”), porque os seus pulmões recuperaram até 10% da função respiratória. A tosse e a falta de ar diminuem. Está menos sujeito a constipações e outras enfermidades.

  • Entre 9 meses e 1 ano: Parabéns! Os seus pulmões recuperaram praticamente toda a sua função!

  • Entre 1 e 2 anos: O risco de ataque cardíaco baixa para metade comparado com uma pessoa que continue a fumar.

  • Entre 2 e 5 anos: O risco de acidente vascular cerebral (AVC) diminui. O risco de cancro da boca, da garganta, do esófago e da bexiga reduz-se para metade, decorridos 5 anos.

  • Após 5 anos: O seu organismo já se regenerou ao ponto de as suas artérias e vasos capilares estarem mais desimpedidos. Os riscos de AVC reduziram para os mesmos de um não fumador! O risco de cancro da laringe e do colo do útero também diminui.

  • Após 10 anos: Corre 50% menos risco de ter um cancro do pulmão do que as pessoas que continuam a fumar! O risco de cancro do pâncreas e do rim diminuem!

  • Após 15 anos: Nesta altura, o risco de doença coronária é semelhante ao de um não fumador, do seu sexo e idade!

  • Após 20 anos: Parabéns! O risco de vir a morrer por causas relacionadas com ter sido fumador é o equivalente a quem nunca fumou! Este facto inclui o risco de doenças relacionadas com os pulmões, doenças cardiovasculares ou cancro.

 

Soluções naturais

Deixar de fumar não tem de ser penoso. Pode ser um processo sereno e sem ansiedade. Mas, não se esqueça: a decisão tem de ser sua!

Não há como tentar deixar de fumar porque os outros querem... Tem de ser o próprio a querer! Tem de ser uma decisão sua: por si, pela sua poupança financeira, pela sua maior liberdade e, fundamentalmente, deverá ser uma decisão pela sua saúde! Se a sua decisão estiver bem consolidada, vai correr bem!

  • Alguns suplementos naturais podem ajudar a reduzir a ansiedade que suporta o ímpeto de fumar e que, por isso, são aconselhados em processos de desmame tabágico: Ergycalm e VectiSeren.
  • Temos um programa para Deixar de Fumar com Hipnoterapia, com a hipnoterapeuta Anna Almofrey, em Oeiras, com resultados impressionantes.

 

Quer deixar de fumar? Contacte-nos!

Nós podemos ajudá-lo para que o seu processo seja sereno!

 

Equipa Espaço S

(Artigo baseado em informações recolhidas nos sites oficiais do SNS24, Médis e CUF)

Oportunidades

Entrar na Loja

Terapias

Eventos

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO TODAS AS NOVIDADES E PROMOÇÕES EXCLUSIVAS
Espaço Físico em Oeiras
Ver Mapa
Rua Raul Proença, 5A 
2780-290 Oeiras
Segunda a Sexta: 
10h às 13h e das 15 às 18h
Apoio ao Cliente
929274228
homeenvelopemap-markerclockmagnifiercrosschevron-down