INÍCIO
OPORTUNIDADES
BLOG
EVENTOS
FAQ
QUEM SOMOS
MENU
Envios  GRÁTIS para compras superiores a 35€ Continente - 45€ Ilhas PT- VER MAIS
EnglishFrançaisDeutschPortuguêsEspañol
 0,00

Carrinho

Compra segura
Logo Horizontal

Candidíase vaginal – soluções naturais

A candidíase é uma a infecção fúngica, causada por fungos do género Candida (mais frequentemente pela espécie Candida albicans). Estes fungos existem habitualmente no nosso corpo (fazem parte da microbiota humana), mas, por vezes, proliferam de forma descontrolada e prejudicial ao nosso organismo, causando infecção.

Dependendo do local do corpo afectado por esta infecção, assim o nome da candidíase irá variar. Quando a região afectada é a vagina, dá-se o nome de candidíase vaginal. Esta é uma infecção bastante comum nas mulheres, pois os fungos proliferam mais facilmente em locais quentes e húmidos, como é a vagina. Estima-se que 75%/80% das mulheres já teve ou virá a ter, pelo menos, um episódio de candidíase vaginal na vida.

Visto a Candida albicans ser um fungo que pertence habitualmente à microbiota intestinal (flora intestinal), mas que pode colonizar outros órgãos, aquando de uma proliferação descontrolada, é importante, tanto de forma preventiva, como em fase de tratamento, garantir um equilíbrio da microbiota intestinal, porque é uma microbiota saudável e variada que impede estas proliferações anormais que geram infecções.

 

Sintomas

A candidíase vaginal provoca alguns sintomas causadores de desconforto para a mulher: prurido (comichão) ou irritação na vulva ou na vagina; secreção de um corrimento vaginal espesso, de cor branca e sem cheiro; vermelhidão e/ou inchaço na vulva.

 

Diagnóstico

É importante recorrer a um ginecologista para que exista um diagnóstico preciso, já que existem outro tipo de infecções vaginais.

 

Causas

Estes fungos fazem parte do nosso microbioma, como referido. No entanto, são considerados agentes oportunistas porque a sua proliferação descontrolada causa infecção sempre que as defesas do hospedeiro estão diminuídas. Há alguns factores que podem contribuir para a proliferação dos fungos do género Candida: a toma de alguns medicamentos (antibióticos, contraceptivos orais ou quimioterapia), a gravidez (por questões hormonais), a diabetes e doenças que afectem o sistema imunitário (como a SIDA).

 

Prevenção

  • Manter a região genital devidamente higienizada (sem usar produtos agressivos ou que alterem o pH vaginal)
  • Lavagem íntima sempre “de frente para trás”, ou seja, no sentido uretra-vagina-ânus e nunca no sentido contrário, para evitar contaminação da flora intestinal para a vagina ou a uretra
  • Usar roupa interior de algodão (sem fibras sintéticas)
  • Dormir sem roupa interior (sempre que possível)
  • Tomar antibióticos apenas por prescrição médica e conforme indicação do médico
  • Ter uma alimentação variada e saudável (evitar doces, pois alteram o pH da vagina)
  • Ter um estilo de vida saudável

 

Soluções naturais

Não descurando o tratamento recomendado pelo seu médico assistente, existem alguns suplementos naturais que ajudam a debelar quadros de candidíase vaginal, pontual ou recorrente.

O Espaço S recomenda, salvo indicação em contrário por parte do terapeuta, a toma de Bio-Kult Candéa em conjunto com um dos seguintes: Alicandis, Candida support ou Urimed candid.

A higiene da zona genital com um gel íntimo adequado para ajudar a debelar infecções fúngicas, como o Triderm Intimate pH 7,0, também é muito importante.

 

Equipa Espaço S

Oportunidades

Entrar na Loja

Terapias

Eventos

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO TODAS AS NOVIDADES E PROMOÇÕES EXCLUSIVAS
Espaço Físico em Oeiras
Ver Mapa
Rua Raul Proença, 5A 
2780-290 Oeiras
Segunda a Sexta: 
10h às 13h e das 15 às 18h
Apoio ao Cliente
929274228
homeenvelopemap-markerclockmagnifiercrosschevron-down