INÍCIO
OPORTUNIDADES
BLOG
EVENTOS
FAQ
QUEM SOMOS
MENU
Envios  GRÁTIS para compras superiores a 35€ Continente - 45€ Ilhas PT- VER MAIS
EnglishFrançaisDeutschPortuguêsEspañol
 0,00

Carrinho

Compra segura
Logo Horizontal

Bem-vindo, Inverno!

O Inverno no hemisfério norte começou oficialmente a 21 de Dezembro de 2021, no momento do Solstício de Inverno. O solstício de Inverno ocorre quando o Sol atinge a maior distância angular em relação ao plano que passa pela linha do equador, sendo, por isso, o dia mais curto do ano.

 

Simbolismo do Solstício de Inverno

Esta sempre foi uma data de grande importância para diversas culturas antigas, que a associavam simbolicamente ao nascimento e renascimento. Na antiguidade, o Solstício de Inverno simbolizada a vitória da luz sobre a escuridão, uma vez que os dias começavam a ser mais longos (e as noites mais curtas), a partir desse dia.

E porque acreditar que é possível renascermos e iluminarmo-nos depois de um período mais escuro só pode trazer-nos esperança e luz, vimos relembrá-lo de que, à medida que o Inverno vai passando, os dias mais escuros vão ficando para trás e estamos a caminhar, todos os dias, com um pouco mais de luz no nosso caminho!

 

A Natureza é sábia

Se soubermos sempre aprender com a Natureza, honrar os seus ciclos e celebrar a vida em todas as suas estações, estaremos certamente mais alinhados com a Vida e com a nossa essência.

Todas as estações do ano, tal como todos os ciclos da Natureza, têm uma energia, uma intenção e um propósito próprios. E influenciam, desse modo, a vida de todos os seres vivos, seres humanos incluídos.

E o Inverno tem esta energia de recolhimento, que é necessário para que tudo possa renascer na Primavera. Há uma desaceleração natural na natureza e nos seres vivos, para poupar energia. Onde os invernos são rigorosos, a terra descansa e não produz, a água solidifica-se em gelo ou neve, os animais hibernam, as árvores já sem folhas desde o Outono, repousam para gerarem flores e frutos na Primavera e as sementes, dentro da terra, aguardam o momento certo para germinar.

É fácil observar este movimento na natureza, mas dentro de nós ocorre o mesmo movimento: temos maior necessidade de nos aquecer, agasalhar, recolher e aquietar. O nosso metabolismo fica mais lento e o nosso nível de energia mais baixo.

 

Crescer no recolhimento

Segundo o Imperador Amarelo, no livro de Medicina Chinesa, as pessoas deveriam deitar-se mais cedo e levantar-se mais tarde, no Inverno, respeitando os dias mais curtos. Nos nossos dias, nem sempre é possível, porque a maioria dos trabalhos não altera os horários de acordo com as estações, mas, pelo menos ao fim-de-semana, deveríamos ter alguma atenção a este ciclo e, sentindo essa maior necessidade de dormir, deveríamos respeitar o nosso corpo. Ou, até durante o dia, se sentimos maior necessidade de ficar em casa, recolhidos, aquecidos por uma manta, é uma boa oportunidade de respeitar o momento.

Outra forma de abraçar este ciclo de recolhimento é escolher actividades que nos centrem mais em nós, que nos permitam escutar o que o nosso coração nos pede. Quando estamos mais virados para fora, em actividades com outros e no exterior, é mais difícil ouvirmos e conectarmo-nos com o nosso mundo interior. Aquele sonho, aquele projecto especial, que vai ficando esquecido. É uma boa altura para olharmos para dentro e procurarmos nutrir interiormente os desejos do nosso coração. Ao fazê-lo, estamos a honrar o Inverno em nós! Vai ser essa introspecção e essa nutrição interior, que vai permitir que os novos projectos possam desabrochar na Primavera e ganhar vida, como as flores, as plantas e os animais.

Actividades como ler, meditar, escrever e pintar, ouvir música, são boas actividades para fazer no Inverno! Tudo o que nos faça estar mais em contacto connosco, com os nossos desejos mais íntimos, com as nossas sombras. É importante contactar com tudo o que temos dentro de nós e deixar que a luz da nossa atenção com a intenção de crescimento e de renovação, seja o mote deste processo.

Inverno é sinónimo de recolhimento, de reflexão, de interiorização. É a altura ideal para repensar a vida, as metas e objectivos que queremos materializar na Primavera. Começar a traçar planos e a arranjar espaço para novos hábitos e novas rotinas. É um momento de quietude externa, para que internamente se nutra uma nova vida.

 

A nossa sugestão para um aconchegante dia de Inverno

Acenda velas. Deixe que o calor do fogo aqueça a sua alma. Estimule o olfacto com óleos essenciais em difusão.

Faça um chá ou uma infusão, beba e saboreie. Deixe-se estar por casa, quentinho, debaixo de uma manta. Sem pressas. Medite e escreva sobre o que sente e o que gostaria de mudar na sua vida. Pinte, se gostar.

Cozinhe comida saudável, quentinha. Dedique tempo e atenção à nutrição do seu corpo, que é a sua casa.

Mime os seus entes queridos, aconchegue-se a eles. O calor humano conforta o corpo, a mente e a alma! Acaricie os seus animais de estimação, eles também vão adorar e retribuir com o seu amor.

Aproveite para ligar-se a si, aos seus medos, aos seus sonhos, aos desafios. Aproveite para nutrir-se e preparar-se para a vida que quer ver renascer em si na Primavera.

 

Um Inverno muito quentinho e aconchegante para todos!

 

Equipa Espaço S

Oportunidades

Entrar na Loja

Terapias

Eventos

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO TODAS AS NOVIDADES E PROMOÇÕES EXCLUSIVAS
Espaço Físico em Oeiras
Ver Mapa
Rua Raul Proença, 5A 
2780-290 Oeiras
Segunda a Sexta: 
10h às 13h e das 15 às 18h
Apoio ao Cliente
929274228
homeenvelopemap-markerclockmagnifiercrosschevron-down