INÍCIO
OPORTUNIDADES
BLOG
EVENTOS
FAQ
QUEM SOMOS
MENU
Envios  GRÁTIS para compras superiores a 35€ Continente - 45€ Ilhas PT- VER MAIS
EnglishFrançaisDeutschPortuguêsEspañol
 0,00

Carrinho

Compra segura
Logo Horizontal

Bambu-chinês: várias lições de Vida!

Sabia que o Bambu-chinês é uma planta que chega a atingir 25 metros de altura, mas demora 5 anos até começar a crescer de forma visível? Tinha noção da resistência do Bambu-chinês, que, apesar de ser oco, é considerado “o aço verde” na construção civil?

Já pensou na mensagem que podemos retirar deste processo de crescimento e desta apenas aparente fragilidade do Bambu-chinês?

 

  • Quando tudo parece inerte, pode existir movimento...

Após plantar uma semente de Bambu-chinês, são precisos 5 anos para começar a ver-se o crescimento extraordinário típico desta espécie. Até lá, apenas é visível um pequeno broto.

Mas, na realidade, está a dar-se um crescimento muito grande a nível subterrâneo. Durante esses 5 anos em que, exteriormente, nada parece acontecer, está a crescer uma complexa estrutura de raízes que se estendem vertical e horizontalmente pela terra. E é essa estrutura de suporte que permite que, após 5 anos, o bambu-chinês comece a crescer rapidamente até aos seus típicos 25 metros de altura.

Como foi referido pelo escritor Stephen Covey, muitas vezes, na nossa vida pessoal e profissional, acontece o mesmo fenómeno. Trabalhamos, investimos tempo e dedicação no nosso crescimento e não se “vê nada” durante semanas, meses ou anos. A lição que podemos retirar do bambu-chinês é que, se tivermos paciência, se continuarmos a persistir, se continuarmos a “nutrir” o nosso crescimento, o nosso momento também chegará e podemos presenciar mudanças e conquistas que nem imaginávamos.

 

  • As raízes são fundamentais!

O Bambu-chinês não chegaria aos seus 25 metros de altura, se não tivesse uma tão maciça e complexa estrutura de raízes. Não teria como suportar, com resistência, essa altura imensa, se as raízes fossem frágeis e instáveis.

Também na Vida, muitas vezes, para quem observa de fora, até pode parecer que foi “de repente” que tudo começou a fluir, seja profissionalmente, seja no nosso desenvolvimento pessoal ou na qualidade das nossas relações. “De repente”, tudo aconteceu, tudo mudou e prosperou. Mas, na verdade, não foi “de repente”. As mudanças só aconteceram porque houve uma preparação prévia, um crescimento interior, uma consolidação da nossa estrutura interna, que permitiu o tal sucesso/crescimento externo.

Para a consolidação de um projecto pessoal, relacional ou profissional, é sempre necessário uma boa estrutura de suporte. E, na maioria das vezes, essa consolidação requer tempo, requer consistência nas escolhas, requer um bom alicerce. É essa consistência que vai formar “boas raízes”. E só com essas raízes fortes, podemos assegurar uma prosperidade consolidada.

 

  • A força está na flexibilidade, não na rigidez.

O Bambu-chinês, por forma a suportar a dureza do Inverno e o peso do gelo, curva-se de uma forma que parece impossível para uma planta com muitos metros de altura. Se a sua estrutura fosse rígida, ofereceria resistência e, mais cedo ou mais tarde, quebraria e não sobreviveria.

É a sua capacidade de ser flexível e de curvar-se que permite que a planta sobreviva ao duros Invernos. E assim que o gelo derrete, vai-se erguendo novamente, dia após dia, sem quebrar, até retornar à altivez do seu porte.

É por este motivo que a sabedoria oriental aconselha-nos tantas vezes a que sejamos flexíveis como o bambu, para alcançarmos as nossas metas e objectivos. Porque não é uma postura rígida e inflexível que vai permitir-nos superar tempos difíceis, desafios com que, muitas vezes, não contávamos. É precisamente a nossa flexibilidade mental, a nossa capacidade de não oferecermos resistência à mudança, de reavaliarmos, de olharmos por outra perspectiva, de adaptarmo-nos às circunstâncias, que vai permitir-nos superar os desafios e, com isso, prosperar.

E, assim, aprendemos com o bambu-chinês que a nossa força é mais suportada pela nossa flexibilidade do que pela nossa rigidez.

 

  • A união faz a força!

Um outro aspecto curioso do Bambu-chinês é que os bambus vêem-se sempre agrupados. E o facto de estarem em grupo, torna-os menos vulneráveis às adversidades da Natureza, mais resistentes como um todo e, por isso, mais aptos individualmente. Manterem-se unidos é uma estratégia de sobrevivência, que beneficia todos os elementos do grupo.

Também aqui podemos retirar uma lição para nós: o ser humano é, indiscutivelmente, um ser social, ainda que haja diferenças individuais na necessidade de partilha e comunhão com outros. Mas a verdade é que, efectivamente, “juntos somos mais fortes”. Tanto na conquista de objectivos, como na superação de adversidades, a união com amigos e familiares, carrega-nos a noção de pertença e ajuda-nos a ter mais força individualmente.

 

  • Da Natureza para a vida...

Se observamos a Natureza com atenção, podemos retirar muitas lições de vida aplicáveis a nós, seres humanos, porque também nós fazemos parte da Natureza. Basta que tenhamos essa disponibilidade e essa humildade. O Bambu-chinês, através do seu processo de crescimento, de superação e de sobrevivência, é um desses exemplos.

Se conseguirmos integrar estas lições e adoptar esta postura na nossa vida, mais facilmente vamos crescer interiormente e prosperar!

 

Que saibamos aprender com o Bambu-chinês a criar raízes fortes, a ser persistentes e flexíveis, para crescermos e prosperarmos!

 

Equipa Espaço S

Oportunidades

Entrar na Loja

Terapias

Eventos

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO TODAS AS NOVIDADES E PROMOÇÕES EXCLUSIVAS
Espaço Físico em Oeiras
Ver Mapa
Rua Raul Proença, 5A 
2780-290 Oeiras
Segunda a Sexta: 
Das 14h às 18h
Apoio ao Cliente
929274228
homeenvelopemap-markerclockmagnifiercrosschevron-down